Capa

Dicas para evitar acidentes com as crianças em casa

Saiba identificar os locais mais perigosos para os pequenos

Por Andrei Mendonça Carraro
07/10/2017 09:19

As crianças são seres curiosos e não possuem noção do perigo. Portanto, é função dos pais garantir a segurança dos pequenos; principalmente nas férias, quando a criança passa mais tempo em casa e o índice de acidentes domésticos aumenta. Segundo a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, 90% dos acidentes domésticos podem ser evitados. Confira então algumas dicas para aumentar a segurança dos pequenos dentro de casa.

 

No banheiro

Quando a criança é pequena, a cabeça possui um peso proporcionalmente maior do que o corpo, o que atrapalha no seu equilíbrio e acaba favorecendo acidentes. O ideal é que as crianças nunca fiquem sozinhas. Tome cuidado com vasos sanitários, pois, levadas pela curiosidade, as crianças podem abrir a tampa, cair de cabeça dentro do vaso e não conseguir sair, o que pode ser fatal.

Uma boa dica para evitar isso é utilizar os lacres de privada. São fáceis de instalar e impedem que as crianças menores abram a tampa e corram risco.

 

Na cozinha

A cozinha é um dos lugares mais perigosos para crianças que já conseguem andar sozinhas. Certifique-se de que garfos, facas e outros utensílios pontiagudos fiquem fora do alcance das crianças. Na hora que for cozinhar, dê preferência para as bocas traseiras do fogão, e não se esqueça de deixar o cabo das panelas sempre virado para o interior do fogão, evitando que os pequenos puxem e acabem sofrendo alguma lesão por queimadura. Muito cuidado também com as sacolas plásticas de mercado. Elas podem causar sufocamento. A dica é deixá-las sempre em um puxa-saco, no alto, fora do alcance das crianças.

Muito cuidado também com as toalhas de mesa. Às vezes a criança se apoia na toalha e acaba derrubando tudo que está em cima da mesa sobre si, como pratos quentes, garfos, facas ou mesmo copos e pratos de vidro, o que pode acarretar sérios danos.

 

Nas janelas, sacadas e escadas

Atenção redobrada nestes locais. Segundo dados da ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, cerca de 40 crianças morrem por ano no Brasil devido à queda de janelas e sacadas. As escadas também representam grande perigo para crianças de todas as idades, pois qualquer desequilíbrio pode representar sério risco para os pequenos.

Uma dica é colocar as famosas redes de proteção nas janelas e sacadas; além de fitas antiderrapantes e portões nas escadas. Não se esqueça de sempre estar com a manutenção em dia desses objetos. Qualquer rasgo na rede de proteção ou gastura mais acentuada nas fitas antiderrapantes pode ser fatal.  

 

Nas áreas de serviço

Ao lado da cozinha, este é um dos locais mais perigosos para as crianças. O principal problema destes locais são os produtos de limpeza. Por serem bem coloridos, eles são atrativos para os pequenos, que podem acabar ingerindo o produto. O balde também oferece risco para a segurança dos pequenos, pois com um pouco de água já é possível causar acidente caso a criança caia de mal jeito dentro dele.

Para maior segurança dos seus filhos, guarde todos os produtos de limpeza no alto, de preferência em um armário com tranca. Os baldes devem ser guardados também no alto, sempre com a boca virada para baixo.

 

E lembre-se. Todo cuidado é pouco quando se trata de crianças, portanto, busque nunca deixá-las sozinhas. E tenha sempre no seu celular o número do SAMU (192) e do Corpo de Bombeiros (193) para eventuais emergências.

Compartilhe essas dicas com seus amigos que têm crianças em casa. Você pode salvar uma vida.

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados