Capa

Ministério autoriza aeroporto em Olímpia

Prefeito destaca turismo e projeto prevê vôos para Argentina, Chile e Colômbia

Por Rossinho
25/06/2021 16:48

O governo federal concedeu outorga para que o Município de Olímpia construa um aeroporto na cidade. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 14, e dá validade ao plano da prefeitura com um prazo de 35 anos para execução. Segundo o prefeito Fernando Cunha (PSD), a prefeitura, agora, se debruçará em estudos para atrair a iniciativa privada para a construção e administração do aeródromo, que visa estabelecer Olímpia, de destino turístico regional e até internacional.

O documento é assinado pelo secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann. Segundo o projeto apresentado à Secretaria de Transportes Aéreos do Ministério da Infraestrutura, a pista para decolagens e pousos será maior que a do Aeroporto de Rio Preto, com 2.250 metros de comprimento por 45 metros de largura. O aeródromo rio-pretense tem 1.640 metros de comprimento por 35 de largura. Isso significa que os principais aviões comerciais que operam no continente — Airbus A320 e Boeing 737 — poderão operar sem limitações de peso e capacidade no local, um dos problemas enfrentados em Rio Preto.

A viabilidade do projeto tem como ponto fundamental o crescimento do turismo na cidade nos próximos anos. A meta é estabelecer a cidade como polo de turismo nacional, utilizando uma rede hoteleira forte e os parques aquáticos como chamarizes. “ O governo federal nos deu a outorga para implantar um aeroporto público municipal. Podemos privatizar e administrar. Não temos recursos federais para a construção do aeroporto. Nosso projeto tem basicamente três vertentes e uma delas é o terminal de passageiros, porque somos muito focados no turismo – recebemos 1,5 milhão de pessoas por ano e projetamos que, com novos resorts, em cinco anos esse número deve dobrar”, explicou o prefeito.

Internacional

A Prefeitura de Olímpia mira, também os aeroportos internacionais para atrair os turistas da América do Sul. O futuro aeroporto foi projetado pensando em permitir que voos vindos de Buenos Aries, Santiago e Bogotá possam ser feitos sem a necessidade de escalas.

A intenção da Prefeitura é, justamente, obter esta licença para permitir a operação na cidade. “A área de influência (do aeroporto) pode pegar desde a região de Rio Preto até Triangulo Mineiro. O projeto foi feito pensando que ele (turista) possa sair daqui e ir direto de Rio Preto a Buenos Aires, Santiago, Montevidéu ou Bogotá” afirmou cunha.

Em nota, o Ministério da Infraestrutura informou que o Município de Olímpia, na qualidade de delegatório e titular da outorga de expansão, necessárias ao regular funcionamento do aeródromo, destinadas a garantia da segurança e comodidade dos usuários.

 

Fonte: Diário da Região

Site: https://imobiliariarossi.com.br

 

 

Mais Lidos
Mercado Imobiliário 27/04/2018
Conheça o Financiamento Terreno + Construção da Caixa !
Decoração e paisagismo 28/02/2020
Jardim pequeno: ideias para montar o seu
Casa 14/02/2020
Box de policarbonato ou vidro: qual é o melhor?
Casa 23/08/2017
Cozinha pequena: 6 dicas para otimizar o espaço disponível
Mercado Imobiliário 25/08/2017
Financiamento da casa própria: Passo a passo para você realizar seu sonho
Família 10/08/2017
Presentes Baratos para o Dia dos Pais
Mais Recentes
Artigos Relacionados